São as coisas boas que nos prendem à vida.

O gosto e o aroma do azeite acabado de fazer, o seu dourado sobre uma torrada feita à lareira, dão-nos conforto e fazem-nos sonhar. Foi para se sentir como parte desse sonho, como um tributo à terra, aos seus ancestrais, que Adolfo Manuel Meirinho entre os anos oitenta do século passado e os primeiros do século XXI, manteve os olivais de familia, em Campo de Viboras, no concelho de Vimioso, no nordeste transmontano, entre os rios Maças e o Angueira.

Manteve as variedades tradicionais (santulhana, negrinha, lentisca, bical) e introduziu a cobrançosa.

Alguns dos seus descendentes, a partir de 2014, concretizaram esse sonho, conservaram e valorizaram os olivais tradicionais e fizeram novas plantações que têm vindo a explorar respeitando as melhores práticas agrícolas enquadradas no modo de produção biológico.

Criaram a marca Meirinho Biológico.

Optaram pelo embalamento em bag-in-boxes, garrafas e latas de modo a melhor preservar as qualidades do azeite.

Em 2018 foi autonomizado o embalamento e a comercialização tendo para o efeito sido constituída a sociedade Mbiológico-Produtos Biológicos Lda, com sede em Lisboa já que os pontos de venda se situavam maioritariamente nesta zona.

O ano 2020 trouxe alterações qualitativas significativas: a apanha da azeitona, quando possível, passou a ser mecanizada; diminuiram-se os tempos de espera entre a apanha e o processamento em lagar, de modo a conseguir melhores azeites virgens; autonomizaram-se os espaços físicos destinados à operação do azeite; todo o processo de embalamento passou a ser feito na empresa; iniciou-se a digitalização dos procedimentos, criou-se um site e loja online.

Paralelamente, passou a valorizar-se, também os outro produtos da unidade de exploração e da zona: a amêndoa, a noz, as frutas, o mel, através do lançamento de novos produtos, tais como o mel e as compotas tradicionais.

meirinho_vimioso_portugal

Os nossos valores

A Mbiológico - Produtos Biológicos Lda procura manter e valorizar os produtos da agricultura transmontana, mantendo as tradições, praticando processos de cultura, transformação e comercialização, ambientalmente sustentados.